domingo, 1 de outubro de 2017

CONSTRUÇÃO DE ALFORGES COM BOMBONAS PLÁSTICAS

 Quando defini o trajeto e duração da minha primeira cicloviagem ficou logo evidente que eu precisaria estar bem equipado para todos os tipos de necessidades e imprevistos! Depois de pesquisar um bocado sobre os alforges disponíveis por aí, não encontrei um sequer que me oferecesse boa relação custo-benefício (sendo, invariavelmente, o custo exorbitante para os melhores produtos). Feita a lista de itens, vi que a bike se tornaria aquele amontoado de coisas que costumeiramente as bikes viajantes ficam. Eu, contudo, queria absolutamente tudo protegido das intempéries e organizado da forma mais compacta possível em favor da estabilidade da bike! Queria toda a bagagem apenas atrás, deixando a roda da frente com seu peso normal para não prejudicar a manobrabilidade! Como há muito tempo sou adepto do bom e velho DIY, pesquisei soluções alternativas para alforges e encontrei o que precisava: alforges de bombonas plásticas!

De início pensei que dois de 30 litros seriam bastantes mas eu levaria uma barraca para três pessoas afim de poder acomodar a bike dentro nos lugares menos confiáveis, então procurei e encontrei estas ótimas bombonas de 50 litros que geralmente contém químicos alimentícios e detergentes de lava-rápido para automóveis. Com dois alforges totalizando 100 litros de capacidade total, eu poderia acomodar toda a minha bagagem na parte de trás da bike!

MATERIAL PARA 1 ALFORGE ESTANQUE DE 50 LITROS


1 Metro de fita para mochila 40mm largura, divididos em um pedaço de 80cm e outro de 20cm
1 Fecho para mochila 40mm largura
2 mãos francesas de 12cm comprimento total
4 arruelas grandes +-18mm
16 arruelas para parafusos 3mm
10 parafusos 3mm com 10 porcas


Ferramentas: uma micro-retífica tipo Dremel com disco serra ou uma furadeira + serra tico-tico; chave de fenda e alicate para apertar os parafusos e porcas.





 1- Com a Dremel, cortei todo o contorno de cima da bombona, deixando todas as laterais íntegras.
























Essa parte de cima não foi utilizada!








Em um dos lados estreitos, fiz um ponto centralizado e 12cm abaixo da borda

















E deste ponto, marquei outros dois cerca de 1cm abaixo e 3cm distantes entre si. Furei essas marcas com broca 3mm








Repeti o processo no outro lado da bombona, porém, com o ponto inicial apenas 7cm abaixo da borda








No lado que seria preso à bike, fiz duas marcas cerca de 21cm abaixo da borda e próximas às bordas desta face da bombona

















Aqui para encaixar no meu bagageiro, precisei estabelecer uma distância exata de 20cm entre as marcas.




Dobrei um dos lados da mão francesa no segundo furo, onde ela dobra mais fácil, e estava pronto o gancho do alforge!


Posicionei o furo superior da face maior do gancho na marca feita e marquei o furo de baixo na bombona. Furei essas marcações com broca 3mm.



Não precisou arruela por fora pois o parafuso tinha cabeça o bastante para não vazar o furo do gancho! Por dentro, coloquei uma arruela de 18mm, uma de 15mm e a porca, apertando bem! A arruela maior é para aumentar a superfície de aperto na bombona, evitando que o plástico rasgue nesse ponto com o tempo!










Para fazer as extremidades aparafusadas das fitas, dobrei duas vezes a fita cerca de 3cm cada dobra! Isso foi feito em uma extremidade de cada uma das fitas para reforçar a parte aparafusada na bombona!



Com uma chave de fenda, furei a extremidade dobrada da fita para passar o parafuso. Fiz esse primeiro furo centralizado na parte de cima da seção dobrada, de forma que deu espaço para os dois furos seguintes.



Coloquei uma arruela de 15mm e o parafuso vazando o furo na fita. Aparafusei no furo correspondente na bombona! Fiz o mesmo para os dois parafusos seguintes, coincidindo com os furos feitos na bombona!


No lado onde os furos estão mais embaixo, instalei a fita de 20cm com a parte fêmea do fecho, dobrando o excesso de fita para constituir essa parte aparafusada! No lado onde os furos estão mais perto da borda, instale a fita de 80cm com a parte macho do fecho!


Para a tampa: De uma bombona extra, cortei a parte superior cerca de 10cm abaixo da borda mais alta (poderia ser até mais se eu quisesse aumentar a capacidade vertical do alforge)


Com disco de corte de metais, cortei o excesso de parafusos dentro do alforge! Para não ficar agarrando nos conteúdos do alforge, finalize os aparafusamentos com massa Durepoxi!



Da bombona extra também cortei o fundo 10cm abaixo da borda para a tampa de um segundo alforge!


Finalizei aplicando adesivos refletivos de trânsito!

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